Carnaval

Saiba o desempenho da Porta da Pedra, Sossego e Cubango

Cubango listou em último lugar e foi rebaixada para Série Prata

Em segundo lugar ficou Porto da Pedra com 269,5 pontos
Em segundo lugar ficou Porto da Pedra com 269,5 pontos |  Foto: Fabio Motta/Riotur
 

A segunda colocação da Unidos do Porto da Pedra na Série Ouro do carnaval 2022 deixou integrantes animados para o próximo ano. Escola homenageou Mãe Stella de Oxóssi, escritora e yalorixá que lutou pelo respeito ao candomblé. A Império Serrano, uma das escolas mais tradicionais do Rio, levou o título inédito nesta terça-feira (26).

Quinze escolas disputavam a vaga no Grupo Especial. Em segundo lugar ficou Porto da Pedra com 269,5 pontos; Sossego figurou o sexto lugar com 269,2 pontos. Já Cubango ficou último lugar com 267,8 pontos e está rebaixada para a Série Prata. 

Todas as agremiações foram julgadas em nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. 

"A expectativa é melhorar no que erramos e ano que vem brigar pelo primeiro lugar. Foi um segundo lugar com muita luta. Acho que está perto, chegando. Vamos conseguir chegar no Grupo Especial, falta pouco. Eu acho que as notas em fantasias e evolução a gente precisa repensar para poder acertar no próximo ano", frisou Cadu, integrante da Harmonia da Porto da Pedra.

A escola de São Gonçalo tentava retornar ao Grupo Especial, onde desfilou por 15 anos entre 1996 e 2012 e onde chegou a conquistar uma quinta posição, em 1997. 

A Acadêmicos do Cubango, agremiação de Niterói, foi a última colocada da Série Ouro. No ano que vem, irá desfilar na Intendente Magalhães.

Procurada pela equipe do ENFOCO nesta terça-feira (26), a direção da Cubango não quis comentar sobre o rebaixamento. Apenas limitou-se a dizer que o "Carnaval foi feito." A Cubango marcou apenas 267,8 pontos.

A agremiação foi a segunda agremiação a desfilar na quarta-feira (21) com uma homenagem à Chica Xavier, atriz e yalorixá com o enredo "Chica Xavier, a baiana do Brasil."

No entanto, o desfile da escola niteroiense foi envolto de polêmicas fora da Sapucaí. Áudios circularam em aplicativos aplicativos de mensagens com rumores envolvendo a presidente da verde e branco, Patrícia Cunha.

Ainda pelos áudios gravados, supostamente por membros da diretoria da escola, a Cubango enfrentaria sérios problemas em seu desfile com fantasias inacabadas e algumas que não teriam sido entregues por falta de pagamento dos salários das costureiras. Na última quarta-feira (21), a direção da escola negou os rumores.

< Tradição do Rio, Império Serrano vence Série Ouro e retorna ao Grupo Especial Embaixador da Coreia do Sul faz sucesso ao cantar hit sertanejo <